O setor de serviços é um componente essencial da economia nacional brasileira, caracterizado por atividades que não geram bens materiais, mas sim serviços intangíveis. Esse setor abrange uma ampla gama de segmentos, tais como educação, saúde, transporte, comunicação, finanças, entretenimento, turismo, consultoria, entre outras.
Ao contrário do setor primário (agricultura e mineração) e do setor secundário (indústria e manufatura), o setor de serviços se concentra em atividades que envolvem a prestação de serviços tanto para consumidores finais, como no caso de restaurantes e hotéis, quanto para empresas, como ocorre com consultorias e serviços financeiros. Exemplos de Subsetores no Setor de Serviços
-
Saúde: Hospitais, clínicas e consultórios médicos.
-
Educação: Escolas, universidades e cursos de formação.
-
Transporte: Companhias aéreas, serviços de táxi e logística.
-
Tecnologia: Empresas de software, suporte técnico e serviços em nuvem.
-
Turismo e Hospitalidade: Hotéis, agências de viagens e restaurantes.
De acordo com a Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal, no segundo trimestre de 2024, o PIB brasileiro cresceu 1,4% acima das expectativas de mercado. As altas nos Serviços em um percentual de 1,0%, contribuíram para a taxa positiva, sendo que , percentualmente, os destaques das altas ocorreram nas seguintes atividades do segmento:
Fonte: Secretaria de Comunicação Social